Jun 4, 2007

Brincando e Aprendendo Ludicamente

EE Antonio Prado Júnior
Professor(a) responsável: Elenir Izilda Martins de Santana


Justificativa
Por ser este um tema facilitador do processo ensino-aprendizagem e também por integrar todas as áreas de ensino, enfocando o “Projeto Leitura”, este projeto inicia-se para tentar proporcionar aos alunos da 8ªsérie H (recuperação de ciclo II) o avanço em suas hipóteses de escrita e leitura, contribuindo assim para o processo de sua auto-estima, aprender a respeitar as diferenças envolvendo assuntos que ajudarão para a sua formação, como indivíduos pensantes e atuantes na sociedade.
Sendo assim, esperamos que nossos alunos sejam capazes de perceberem-se sujeitos dos acontecimentos e das transformações, promovendo o auto -conhecimento dos alunos e o respeito em seus diferentes ritmos de aprendizagem, para que readquiram a confiança na capacidade de aprender e que dessa forma passem a atuar na escola e na sociedade de forma consciente, construtiva e crítica.
Objetivos Gerais:
A língua não é apenas um veículo de comunicação, de informação, mas um instrumento lúdico motivador da fruição do prazer estético. Essa atividade objetiva dar ao aluno oportunidades de agir criativamente sobre a própria língua, explorando na sua dimensão estética.
Objetivos Específicos:
Experimentar diversos tipos de materiais e técnicas para a construção ou confecção das atividades propostas;
Ampliar o repertório do aluno através de pesquisas e no manuseio com: dicionários, revistas, jornais, livros, etc.
Escrever as regras das brincadeiras respeitando as características de textos, poesias, contos, parlendas, possibilitando que os alunos exerçam diferentes funções em todas as tarefas e brincadeiras;
Desenvolver atitudes cooperativas, solidárias, favorecendo as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos e possibilitando que sejam colocadas em prática;
Propor questões (perguntas) que façam os alunos a pensarem e refletirem;
Garantir sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os seus saberes;
Possibilitar que os alunos procurem soluções para os conflitos durante as brincadeiras.
Metodologia:
O projeto será norteado através de combinações feitas em sala de aula, tendo como principal objetivo mostrar uma proposta didático-pedagógica, onde os alunos com o auxílio do jogo “Corrida Maluca” possam transcender os conteúdos exigidos pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores.
Estratégia
Serão explorados materiais existentes na Unidade Escolar e materiais de repertórios dos educando x educador
Cronograma de execução:
Dois meses (Maio/Junho), podendo se estender caso haja necessidade.
Produto Final:
Confecção do jogo;
Interação dos alunos envolvidos no projeto com alunos de outras turmas.
Avaliação
Avaliar ludicamente os acontecimentos dos alunos sobre as atividades propostas no jogo, respeitando as habilidades e especificidades de cada um.

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